Bem, quando da passagem de ano - 2009/2010 - lá em Lavras, se me lembro bem, o Milton, elencou três propósitos para o ano que iniciava: (1) Ter um cavalo "de primeira"; (2) Aprender a fotografar; e (3) Tornar-se um mestre-cuca.
Para ajudá-lo numa dessas empreitadas, de quando em vez postarei uma "receita típica do Mato Grosso".
Aqui vai a primeira:
Caldo de Piranha - MT
Ingredientes:
2 kg de piranha (cerca de 10 piranhas)
3 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de vinagreSal e pimenta a gosto
1/2 xícara de óleo2 colheres (sopa) de óleo
2 tomates grandes sem pele e sementes, picados1 pimentão vermelho grande, cortado em tiras
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de coentro picado.
Modo de Preparo
Limpe, remova as escamas, corte as piranhas em pedaços grandes, coloque em uma tigela, tempere com alho, suco de limão, vinagre, sal, pimenta e deixe descansar por cerca de 2 horas. Em uma panela grande, coloque a 1/2 xícara de óleo, aqueça em fogo alto, acrescente as piranhas, refogue por alguns minutos, encha a panela com água fervente até a metade, tampe, cozinhe por cerca de 30 minutos ou até as piranhas ficarem macias, tire do fogo, coe o caldo e reserve.Elimine cuidadosamente todas as espinhas das piranhas.No liquidificador, coloque a carne de piranha, o caldo coado, bata até obter uma mistura cremosa e reserve.Coloque as 2 colheres de óleo em uma panela, aqueça em fogo alto, junte tomates, pimentão, cebola, refogue até ficarem bem macios, acrescente o caldo de piranha, cebolinha, coentro, misture e deixe ficar bem quente. Tire do fogo, coloque em um prato de servir e leve imediatamente à mesa, acompanhado de molho de pimenta malagueta.
Dicas:
Tem que ser piranha do rio (daquelas que têm escamas e nadam)
Eu não usaria o coentro. Tem um gosto de percevejo do carai... Não banquem os engraçadinhos me perguntando se já comi percevejo!
Colelo eu não podia deixar esta passar. Existe percevejo da soja e outros.Percevejo do carai deve existir só no Mato Grosso.
ResponderExcluirTarlei
Engraçadinho (como sempre)! Vou pesquisar sobre o tal "percevejo do carai". Não sei se é uma questão de pontuação (Talvez a Cocada possa me ajudar), mas a intenção foi dizer que o "gosto (que é de percevejo) é do carai" e não que o percevejo é "do carai".
ResponderExcluirCom essa eu me enrolei todo.