Tá lá o velho morrendo. De repente, ele chama o filho e diz: - Meu filho, tou sentindo um cheiro de pão de queijo. Mas é pão de queijo mesmo pai. (Essa se passa em Minas Gerais, é bom explicar.) - É sua mãe que tá fazendo, filho? - É, pai. - Ah, meu filho, ninguém faz um pão de queijo melhor no mundo. Que cheirinho bom, meu Deus. Que saudade me dá, meu Deus. Vai lá na cozinha, meu filho, vai. Vai lá e traz uns pãodequeijim pra mim. - Vou, meu pai. Uns minutos depois, e o rapazinho volta sem pão de queijo. - Cadê, meu filho? - Mamãe não quis dar. - Por quê? - Diz ela que são pro velório.
Um mineiro encontrou o outro na rodoviária e perguntou:- Onde é que ocê vai, cumpadre? - Eu vou pra Manhuaçu - respondeu o outro. - Boa viagem - disse o primeiro mineiro, e foi saindo. E foi saindo e dizendo pra si mesmo:- O cumpadre pensa que me engana. Ele tá dizendo que vai pra Manhuaçu pra eu pensar que ela vai pra Manhumirim. Mas ele vai é pra Manhuaçu mesmo.
Mineirinho entra numa loja de ferragens e pede uma tomada. E o vendedor pergunta:- O senhor quer tomada macho ou tomada fêmea? E o Mineiro:- Ô, moço, acho que tanto faz. Nós qué uma tomada é pra acender a luz e não pra fazer criação.
Mineirinho chegou no Rio e tinha que ir ao médico. Aí, quando disseram o preço da consulta, ele quase caiu da cadeira.- Como é que eu vou fazer? E o outro, que já morava no Rio há mais tempo falou para ele que conhecia um médico que cobrava a metade dos outros. E com uma vantagem: na segunda vez que o cliente voltava lá, ele aí cobrava a metade da metade. Mineirinho não teve dúvida. Foi a este médico. E foi chegando e foi dizendo: Bom dia, doutor. Sou eu, de novo!
Lá ia o capiau na mesa do restaurante do trem, comendo sua comidinha bem devagar, quando sentaram-se à mesa uma senhora com os seus dois filhos. Pediram a comida e enquanto aguardavam, o capiauzinho calmo acabou de comer. Acabou, pegou um palito, esticou as pernas e soltou aquele arroto enorme. A mulher ficou escandalizada e perguntou pro capiau: - O senhor tem o hábito de fazer isso na frente dos seus filhos? E disse o capiau: - Oia, dona... lá em casa a gente num tem regra fixa, não. Às vez, arrota eles na frente, às vez, arrota eu!