terça-feira, 21 de maio de 2013

Morre tecladista do "The Doors"

 
 
(Extraído de G1 - O Globo)

 

Morre Ray Manzarek, tecladista e fundador do Doors

Músico tinha 74 anos e lutava contra um câncer no ducto biliar.


Um dos maiores tecladistas do rock, ele tocou em hits como 'Light My Fire'.



Do G1, em São Paulo

 
Ray Manzarek, tecladista e fundador do Doors, em show em 2012 (Foto: AP/Chris Pizzello)
 
Ray Manzarek, tecladista e fundador do Doors, em show nos EUA em agosto de 2012 (Foto: AP/Chris Pizzello)
 
 
Morreu Ray Manzarek, tecladista e membro original do Doors, grupo de rock liderado por Jim Morrison, nesta segunda-feira (20). O anúncio foi feito por meio do Twitter e do Facebook oficiais da banda. Manzarek tinha 74 anos.
 
O músico norte-americano morreu na Clínica Romed, em Rosenheim, Alemanha, após batalha contra um câncer do ducto biliar. Ele estava ao lado de sua esposa Dorothy Manzarek, e de seus irmãos Rick e James Manczarek.
Manzarek, nascido em Chicago, foi um dos mais notáveis tecladistas da história do rock. Seu trabalho com o instrumento na banda, na época em que a guitarra era dominante, adicionou um tom sombrio que se juntava bem à imagem de Jim Morrison. A banda também incluía o guiarrista Robby Krieger e o baterista John Densmore.
O Doors foi formado em 1965, quando Manzarek se encontrou em Venice Beach, em Los Angeles, com o então poeta Jim Morrison. A banda se envolveu em polêmicas e vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo inteiro. O sucesso veio por causa de músicas como "Break on through to the other side", "The end," "Hello, I love you" e "Light my fire".
 
Em foto de divulgação antiga dos The Doors, Ray Manzarek é o terceiro da esquerda para a direita, de óculos escuros (Foto: AP)
 
Em foto de divulgação antiga dos The Doors, Ray
Manzarek é o terceiro da esquerda para a direita,
de óculos escuros (Foto: AP)
 
Morrison morreu em 1971. Manzarek passou a ser um autor best-seller, além de manter uma carreira solo. Em 2002, voltou a fazer uma turnê para fãs do Doors ao lado do parceiro Robby Krieger.
"Fiquei profundamente triste ao ouvir sobre o falecimento do meu amigo e companheiro de banda Ray Manzarek", disse Krieger, em comunicado divulgado pelo Doors nas redes sociais. "Estou feliz por ter sido capaz de ter tocado canções do Doors com ele durante a última década. Ray foi uma grande parte da minha vida e sempre vou sentir falta dele", completou o músico.
Manzarek deixa sua esposa, Dorothy, os irmãos Rick e James Manczarek; e também o filho Pablo Manzarek.
 
 
***


Um comentário: