segunda-feira, 25 de maio de 2009

DESPEDIDAS

TOCA O BARCO


Thiago Andrade

Não se atrase para ver o mar.
Suas ondas clamam.
Choram.
Dobram-se.
Pelos andarilhos de ontem que nele saíram a velejar.

Soluços vêm com o tempo: é costume.
E não há criança que não adormeça por detrás dos morros da idade.
Dos cabelos desfeitos.
Dos dedos enrugados.
Da carne fraca feita em vento volátil.

Os mortos, também eles, são crianças.

Foi-se o homem da foice às costas.
Do suor salgado ao rosto de sol.
Das pernas brancas.
Das penas do mundo.
Das plagas da enxada.

Era um belo dia para se morrer aos oitenta e sete.
Era a natureza divina acolhendo a vida onde ela termina.
Eram sinos e era a sina.

Porque tudo que está distante virá ao lado.
Todo barro da terra será retirado.
E todo insondável enfim revelado.

Onde habitará o eu fragmentado?
Há que se aguardar pacientemente a vez.
Quando finalmente lassa a tez.
Porque a paga pela procura é ser encontrado.

Bravo!
Aplausos.
Triste silêncio funéreo...
Sai de cartaz o homem, permanece em sua criança o rei etéreo.
X
X
X
X
UMBELA

Tarlei Ferreira
X
X
X
Estava ela absorta
Não ventava nem mesmo uma brisa
Meados de maio
Início de seca
Tempo de sentar na palha
e chupar laranja
Absorta, ela estava
Quando um ventinho arrepiante
passou por entre seus galhos
percorrendo suas folhas
fazendo-a eriçar
De repente um pio noturno
Sentimento de presença
Parecia um sabiá cantor
Mas como?
Ele estava mudo a alguns anos
Então um sussurro
Volta a ser feliz
Estou livre,
posso vagar novamente
Agora no lombo da brisa.
X
X
X
X
ATÉ BREVE, MEU PAI

Marcos Aurélio

X
X
Quem pela terra viveu,
Da terra sobreviveu,
À terra volveu...

Queira Deus, como semente
de um magnífico jatobá,
a vingar no alto de uma vertente
onde sua sombra me aguardará.

Queira Deus
Sejam estes versos, não um adeus,
Mas sim, sem nenhum ai,
Um até breve, meu pai.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Curiosidades do Mato Grosso (I)



- A maior cobra do Pantanal é a sucuri amarela. Mede até 4,5 metros e se alimenta de peixes, aves e pequenos mamíferos.

- O matogressense diz "estou apurado" quando está com muita coisa por fazer, muito serviço, "muita costura", como diria o mineiro.

- O jacaré do Pantanal mede até 2,5 metros de comprimento, alimentando-se principalmente de peixes. 

- O matogossense diz: "podando" quando está "cortando" um carro numa estrada.

- O maior peixe do Pantanal é o jaú, um bagre gigante que chega a 1,5 metro de comprimento, pesando até 120 quilos.

- Moagem, é o que o matogrossense diz signifcando: brincadeira, farra, gozação, folia... 

- Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas.

- "Quem?" ou "É Quem?", bem arrastado... Atendendo ou iniciando uma conversa ao telefone.

- O Pantanal apresenta grande diversidade de espécies de plantas superiores, como árvores e arbustos (1.647 espécies) e alta diversidade de fauna: 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1.132 espécies de borboletas e 656 espécies de aves.

- "Dar febre", é algo como "encher o saco", "dar canseira", "apurrinhar"...

- A onça pintada do Pantanal chega a pesar 150 quilos, alimentando-se de aproximadamente 85 espécies de animais que vivem na região. Um dos atrativos no seu cardapio é o jacaré.

- O Pantanal brasileiro tem 144.294 km2 de planície alagável, 61,9% dos quais (89.318 km2) no Mato Grosso do Sul, e 38,1% (54.976 km2) em Mato Grosso.

- Bem, isso não é apenas em Mato Grosso, mas vale: Avenida "Tranquedo" Neves, "Pogresso" (um distrito de Tangará), "Pobrema" (um problemão)... Mas "duídu memo" é o tal do verbo "ponhar". Isso mesmo: Eu "ponhei" a viola de cocho em cima do banco...

- Existem mais espécies de aves no Pantanal (656 espécies) do que na América do Norte (cerca de 500) e mais espécies de peixes do que na Europa (263 no Pantanal contra aproximadamente 200 em rios europeus).

Depois tem mais!

Porque: "Nois veio, antão nois vai contando."!

***

Curiosidades do Mato Grosso

Antes de vir para o Mato Grosso, não consultei o conselho, mas andei fazendo perguntas e obtendo respostas: "Tem que conhecer o tamanho do bicho"; "Não fuja da moita, sem saber o que ela esconde"; "Não vale a pena.."; "Mato Grosso não é Brasil, é Bolívia enrustida"...
Vim e já passei dos quatro anos aqui.
Vim e já ganhei inúmeras escaramuças e perdi tantas outras. Já tive a oportunidade de mostrar de que os anos de faculdade, de MBA, de mestrado (incompleto - deixei para vir para cá.) são suficientes apenas para demonstrar que o que vale é "o fio do bigode","o tamanho "da hombridade", o tamanho da "retidão".
O respeito que angariei aqui, não vem dos diplomas e títulos. Vem do músculo, da determinação, da garra, da fome e do desejo de fazer o que o que é preciso ser feito.
Isso aprendi com meu pai:
E assim se fez.
"Ô0 Banana! Segura pelo rabo,... que senão escapa. Ôo seu bosta!... Ô0 seu lerdo... Passou."
Assim se fez.
As curiosidades? Acabou ficando pro próximo Post.

sábado, 9 de maio de 2009

Parabéns Mães (e futura mãe) Ferreira


Parabéns mães Ferreira!!!

Hoje eu e Rose discutimos se uma mulher grávida "já é mãe" ou ainda é uma "futura mamãe". Eu defendi a segunda possibilidade, ela a primeira.

Como não chegamos a uma conclusão, vai aqui também o meu abraço para a Maysa. Seja ela "já mamãe" ou ainda "futura mamãe"... Afinal, de uma forma ou de outra ela merece.


Abaixo um texto enviado pelo Douglas, por e-mail:


"...Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos se acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões. Ser feliz é encontrar forças no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.Ser feliz não e apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre as tristeza. Não e apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições no fracasso.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vitimas nos problemas e se tornar autor da própria historia. É atravessar fora de si, mas ser capas de encontrar um Oásis no recôndito de sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã o milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem de ouvir um não. É ter segurança para receber uma critica, mesmo que injusta.Ser feliz e deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade pra falar "eu errei". É ter ter ousadia pra dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para ser feliz...E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim descobrirá que ser feliz não e ter uma vida perfeita. Mas usar obstáculos para abrir as janelas da inteligência.Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrario."

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Anjo Protetor


(De e-mail recebido pela Rose)
Autor: Por mim, desconhecido.




No céu, uma criança pronta para nascer estabelece com Deus um diálogo inusitado.
Criança - Estão dizendo que serei enviada para a terra amanhã, na madrugada... Como viverei lá, sendo assim tão pequeno e indefeso?
Deus - Dentre todos os anjos, eu escolhi um muito especial para você. Este anjo o aguardará ansiosamente e tomará conta de vocêa partir do instante que você chegar.
Criança - Mas diga-me: Aqui no céu não tenho nada porque me preocupar. Eu canto, eu sorrio, eu brinco, eu sou feliz... Serei feliz lá?
Deus - Seu anjo lhe ensinará sorrir, cantar e brincar e sorrirá, cantará e brincará com você e a cada dia e a cada instante você sentirá o amor de seu anjo fazendo-o feliz.
Criança - Como poderei entender quando as pessoas que vivem lá, vierem a falar comigo? Não as conheço e também não conheço a sua lingua?
Deus - Com muita paciência e amor o anjo que reservei para você lhe ensinará a falar.
Criança - E quando eu tiver medo?
Deus - Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar: "Santo anjo do senhor. Meu zeloso guardador..."
Criança - Então, Deus, não mais verei o céu e nem Você?
Deus - Seu anjo saberá fazer ver-Me sempre por perto e tudo fará para que tenha o céu.
Neste momento havia muita paz no céu, mas na terra a agitação era intensa - todos esperavam uma criança preste a chegar - e essa criança, apressada, pediu a Deus:
- Como identificarei este anjo?
Deus - Este anjo, desde o primeiro instante, você o chamará de MÃE e este anjo se fará reconhecer por conter em si o esplendor de meu amor.



Dia das Mães


(Blog - Os Ferreira - Também é cultura!)
Fonte: TAM-Nas Nuvens- Sonia Racy.


Maio, Dia das Mães. Foi uma super mãe que inventou esse dia? Não exatamente. Foi uma espetacular filha que não teve filhos. A norte americana Anna Jarvis, ao perder sua mãe - uma reconhecida ativista de sua época - em 1907, começou intensa campanha para instituir o dia nacional das Mães. Ela conseguiu que a pequena cidade de Grafton, na Filadelfia (EUA), celebrasse o dia no segundo aniversário da morte de Anna Reese Jarvis.
O sucesso foi imediato e a data se espalhou pelo estado, com Anna liderando um movimento para institucionalizar o dia. Em 1911, a data foi celebrada em quase todos os estados norte-americanos. Mas a boa filha não se contentou e, em três anos depois, o presidente Wooddrow Wilson editou comunicado oficial proclamando feriado nacional todo segundo domingo de maio.
A partir de então, o mundo aderiu paulatinamente, cada país escolhendo uma data no calendário. Austrália, Bralil, Canadá, Japão e Turquia seguiram os Estados Unidos. O primeiro dia das mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre no dia 12 de maio de 1918. E foi em 1032 que o então presiendente da república Getúlio Vargas oficializou também a data no segundo domingo de maio.
.......
O evento passou a ter um sentido comercial rapidamente. Tanto assim que Anna, desapontada com o caminho do feriado que havia criado, montou novo movimento em 1932 contra a comercialização da data.
...
Pelo jeito, em vão!

Oração

Milton Ferreira Carvalho



Oh Deus, dai-me coragem
para espargir as sementes
que de Ti recebo, numa linguagem muda
que tão somente a ouve
quem de verdade quer
seguir Teu caminho.
Sei que será dura a jornada
que terei a trilhar.
Mas neste afã de encontrar
um dia Tua Morada
já não me amendrontam os espinhos
que terei ao longo dos caminhos.
Quero ter um coração aberto
quero ter-Te bem perto
e a todo Teu mandado
sempre... sempre... dizer sim
creio, estando Tu ao meu lado,
quem poderá estar contra mim?

Amém

Paulo Freitas, 15 de maio de 1969

Nesta época, seu filho mais novo sequer havia sido concebido e seu filho mais velho "caía no mundo" objetivando uma faculdade... Entre um e outro, sete crias suas a serem "tornadas gente".

Fácil perceber o tamanho da batalha, da espinhosa jornada, que o aguardava.

E o resultado todos nós conhecemos muito bem: Nossos pais podem, ao fim de cada dia, cerrar os o olhos e agradecer a Deus por terem cumprido tão dígna e magnificamente a missão que lhes foi confiada.

E nós, seus filhos, pelo privilégio que nos foi concedido por Deus de tê-los como pais.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ferreiras 's News - Aniversário da Isabela


Este post foi inserido a pedido de minha netinha, Isabela. Escrevi exatamente como ela me pediu que escrevesse.


Oi titios, titias, priminhos e priminhas!


Como vovô já havia "postado", no dia 28/04/09 completei meu primeiro aninho de vida. Então, papai e mamãe fizeram para mim uma festinha... Na verdade, uma festona muito linda! Tinha muitos salgadinhos, docinhos, refrigerantes e muita cerveja para o vovô.

Vieram quase todos meus amiguinhos e amiguinhas, o vovô, a vovó, os bisavós e mais um montão de gente!

Eu fiquei muito feliz e papai e mamãe também.

Pena que "a ferreirada", como o vovô fala, não pode vir!Mas se vocês quizerem saber como foi a minha festinha (festona) e só entrar no link aí em baixo ou na barra direita do Blog.





Beijinhos!!!