sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dia das Mães


(Blog - Os Ferreira - Também é cultura!)
Fonte: TAM-Nas Nuvens- Sonia Racy.


Maio, Dia das Mães. Foi uma super mãe que inventou esse dia? Não exatamente. Foi uma espetacular filha que não teve filhos. A norte americana Anna Jarvis, ao perder sua mãe - uma reconhecida ativista de sua época - em 1907, começou intensa campanha para instituir o dia nacional das Mães. Ela conseguiu que a pequena cidade de Grafton, na Filadelfia (EUA), celebrasse o dia no segundo aniversário da morte de Anna Reese Jarvis.
O sucesso foi imediato e a data se espalhou pelo estado, com Anna liderando um movimento para institucionalizar o dia. Em 1911, a data foi celebrada em quase todos os estados norte-americanos. Mas a boa filha não se contentou e, em três anos depois, o presidente Wooddrow Wilson editou comunicado oficial proclamando feriado nacional todo segundo domingo de maio.
A partir de então, o mundo aderiu paulatinamente, cada país escolhendo uma data no calendário. Austrália, Bralil, Canadá, Japão e Turquia seguiram os Estados Unidos. O primeiro dia das mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre no dia 12 de maio de 1918. E foi em 1032 que o então presiendente da república Getúlio Vargas oficializou também a data no segundo domingo de maio.
.......
O evento passou a ter um sentido comercial rapidamente. Tanto assim que Anna, desapontada com o caminho do feriado que havia criado, montou novo movimento em 1932 contra a comercialização da data.
...
Pelo jeito, em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário