Continuando com minhas dicas culinárias, no firme intento de ajudar meu irmão a cumprir um de seus propósitos para ano 2010, segue mais uma receita típica do Mato Grosso.
É bom que eu explique, contudo, que eu, dadas minhas condições de um "sem lar", não preparei nenhuma delas. Apenas as conheço de as apreciar em algum restaurante ou casa de algum amigo aqui no MT.
Feita a resalva, segue a receita:
Ingredientes
- 500 g de carne de sol picada
- 2 xícaras de arroz
- 2 1/2 xícaras de água quente
- 2 dentes de alho picado
- 1 cebola (pequena) picada
- 1 tablete de caldo de carne
- óleo
- 4 pimentas de cheiro
- 2 maços de cheiro verde
- 4 folhas de louro
- pimenta a gosto
- sal
Em uma panela, coloque o óleo e deixe esquentar. Junte o alho, a cebola, a carne, o tablete de carne e o sal e deixe refogar por cerca de cinco minutos. Acrescente o arroz e meixa bem... Deixe fritar por alguns minutos.
Coloque a água quente e os demais temperos e deixe cozinhando a "meia tampa" e quando o arroz estiver secando, tampe totalmente a panela e deixe finalizar em fogo baixo.
Pronto!
E isso não é arroz carreteiro?
ResponderExcluirNão. Não é... Pelo menos não o "arroz carreteiro" que eu conheço.
ResponderExcluirO carreteiro é preparado com carne seca ( e não carne de sol) e leva outros ingredientes como bacon, linguiça calabresa, linguiça defumada...
Mas para dizer a verdade, a diferença é que um é tipico do Rio Grande do Sul e o outro de Mato Grosso.
Chame-o como melhor apetecer!
Meus FILHOS,
ResponderExcluirVou transcrever (que palavra) um achado nos livros de meu pai, que passei ( o livro) para o Tio Ruy. O "escrito" é:
"Tendo pousado em casa do Sr. Ananias Ferrea. e pela manhã quando descia, entrei