
/
Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro).
/
As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura, tanto do lado de Israel como do lado da Jordânia.
/
Desse rio originam-se dois grandes lagos, tão grandes que são conhecidos como mar: O Mar da Galileia e o Mar Morto.
/
O Mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré (em língua hebráica: ים כנרת, Kinneret) é um extenso lago de água doce, o maior de Israel, com comprimento máximo de cerca de 19 km e largura máxima de cerca de 13 km. É um lago piscoso e cheio de vida e Grande parte do ministério de Jesus Cristo decorreu nas margens do lago de Genesaré.
/
O Mar Morto (em hebráico: ים המלח; em árabe: البحر الميت.) é um lago de água salgada. Com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento máximo de 80 km e a uma largura de máxima de 18 km banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia. O Mar Morto tem esse nome devido a grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida - flora ou fauna - em suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.
/
Como isso ocorre se ambos são alimentados pela a mesma fonte? Se ambos são formados pelas águas do Rio Jordão?
/
Bem, a explicação que ouvi, e que muito me emocionou, foi proferida pelo Pastor Diolindo, quando da celebração do Culto Ecumênico para Início da Safra 2010/2011: Ocorre, disse ele, que o Mar da Galileia recebe as águas do Rio Jordão e repassa grande parte dela adiante, não a retém exclusivamente para si, enquanto o Mar Morto retém toda a água recebida e morre ali o Rio Jordão.
/
Sendo a região de alta salinidade e retendo egoisticamente toda a água recebida o Mar Morto retém também grande quantidade de sal e com isso a impossibilidade de ter vida. Já o Mar da Galileia que repassa muito do que recebe, é abençoado com a vida.
/
Fica a mensagem para refletirmos agora na Páscoa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário