quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Triplo Filtro


Sócrates, filósofo grego, de Atenas, que viveu entre os anos 469 a.C. e 399 a.C., tornou-se famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que demonstrava por todos.

 Pregava ele que, antes que se divulgasse algo a respeito de alguma pessoa, o a ser dito deveria passar pelos “Três Filtros”.

São eles:

O filtro da verdade: Estás absolutamente seguro de que o que dirás é a verdade? Se não estiver seguro de tal, se houver uma mínima possibilidade de que não seja verdadeira a informação que tencionas repassar, reserve-a para ti.

É este o primeiro filtro.

O filtro da bondade: O que vais dizer a respeito de fulano é uma coisa boa? É algo que engrandece aquela pessoa perante seu ouvinte? Se não, reserve para ti a informação que dispõe.

Este é o segundo filtro.

O filtro da utilidade: O que vais dizer a respeito de cicrano é útil para quem ouve, ou para de quem é dito? Enriquece em sabedoria quem ouve ou possibilita ajuda a aquele de quem é dito? Se não, reserve para ti a informação que dispõe.

Este é o terceiro filtro.

Tão simples, não? Creio que o mundo poderia ser bem melhor se todos fizessem uso do Triplo Filtro.



***

Um comentário:

  1. D Lilia dizia muito a respeito de passar pelas peneiras(filtros).Nunca podia imaginar que fosse de Socrates.Achei que fosse sabedoria popular.Valeu.Beijos

    ResponderExcluir