I
Não esquecer que as nuvens estão improvisando sempre, mas a culpa é do vento.
II
Ah, essas esculturas de gaze do vento, sempre errantes entre o céu e a terra, como os sonhos do homem.
III
A Vitória da Samotrácia: Vento petrificado.
IV
A Gioconda é uma chata.
V
Há poetas cheios de detritos, que vão arrastando tudo na corrente. Às vezes, quando muito, uma cacchorra morta. Às vezes o belo cadáver de Ofélia.
VI
Hamlet, meu condiscípulo de dúvidas...
VII
Há poetas que fazem música de câmera: Verlaine, Laforgue, para apenas citar ente minha...Vitor Hugo era outra coisa. Vitor Hugo era o General da Banda!
VIII
Mas para que interpretarem um poema? Um poema já é uma interpretação.
IX
Os psiquiatras são incuráveis?
X
Vagas notas esparsas... Leitores há que gostam disso. E até desconfio que, para alguns desses leitores de que tanto gosto, os livros deveriam ser compostos apenas de entrelinhas.
XI
Os velhos, quanto mais velhos, mais vígulas usam.
XII
O ruim dos filmes de Far West é que os tiroteios acordam a gente no melhor do sono.
XIII
O ruim das negras é que elas nunca parecem despidas.
XIV
Se cortassem as mesuras dos filmes japoneses, não sobraria um único longa metragem.
XV
No mundo não há nada mais importante do que os políticos das cidades pequenas.
XVI
Nós não perdemos os mortos, os mortos é que nos perdem.
XVII
A rede de estrelas é uma incômoda teia de aranha sobre a face da eternidade.
XVIII
A voz do vento... Ninguém sabe o que o vento quer dizer...Quem me faz uma letra para a voz do vento?
XIX
Um dia de chuva é bom para a gente comprar livros de poemas... Quem perguntar por que, de nada lhe adianta comprar um livro de poemas.
XX
As viagens ilustram, como dizem? As viagens aproveitam alguma coisa? Não sei, mas desconfio que depois de sua visita aos Estados Unidos a Giconda deve ter voltado com um sorriso muito mais enigmático.
XXI
O que há de terrível nos robôs não é como eles se parecem conosco, mas como nós nos parecemos com eles.
XXII
Buscas a perfeição? Não sejas vulgar. A autenticidade é muito mais difícil.
XXIII
Quanto a arte engajada, eu so pergunto: - Que significação política tem o crepúsculo?
XXIV
A noite picotada de grilos...
XXV
Maltratar os petas é indício de mau caratér.
XXVI
Coragem não é documento: Os gangsters também são heróis?
XXVII
A vida nutre-se da morte, e não a morte da vida, como julgam alguns pessimistas.
XXVIII
E, por falar em pessimísmo, naquela ainda indecisa, mas já histórica manhã de 2 de abril de 1964, ouvi, no Largo dos Medeiros, um velho dizer a outro: "A coisa não pode estar boa! Anda muita gente de cara alegre..."
XXIX
Já repararam? Antes, em todas as vitrinas de bric, havia sempre um busto de Napoleão. Agora, sumiram-se! As vitrinas de são o último estágio da glória.
XXX
Esses que apreciam num escritor a apolência de linguagem devem ser os mesmos que babam de puro êxtase diante das senhoras bem fornidas.
XXXI
... Ser xipófago deve ser tão icômomodo como ser casado...
XXXII
Me lembro de um colega de ginásio que tirou da sua própria cachola e escrevia em seus cadernos e livros, com letra caprichada, o seguinte: "Estudo, és tudo!". Teve o fim que merecia.
XXXIII
Se não fosse Van Gogh, o que seria do amarelo?
XXX
A Vênus de Milo tem cabeça e cérebro de ovelha.
XXXV
Porque ainda niguém se lembrou de pintar uma mulher nua de óculos?
Esperavam um desfecho melhor?
... Eu também!...
***
E aí nós, tolos e vaidosos professores de Literatura, pensamos: se o poema já é uma interpretação, que tolice é essa de pedir os alunos para interpretá-lo? E se a linguagem literária é plurissignificativa , que vaidade é essa de achar que temos a resposta certa?
ResponderExcluir